quinta-feira, janeiro 19, 2006

Ler no nevoeiro

Perguntavas-me, ávido de novo conhecimento, se o nevoeiro, o mesmo de hoje, escondia segredos. Desconheço a minha resposta. Aliás, sou tão humano quanto tu para poder dizer-te algo de concreto e real a esse respeito. Sei que, enquanto a neblina passa, sinto-me a envelhecer nestas madeiras e que elas rangem as minhas feridas, mas vou sorrindo e sendo gentil. Sei que, enquanto a neblina passa, o mundo desafia-se a si próprio, faz paródias e tapa-se com um véu, um pano de fundo, onde navegam tempestades e recentes marinheiros que lutam pelas sobrevivências nas ondas terríficas.
Como a paisagem tem o nevoeiro, eu tenho o meu chapéu, a minha aba protectora de olhares furtivos e mastigadores de alma. No chapéu, enrolam-se os cabelos que desenham libélulas e anjos terriveis na minha cabeça e tecem camisolas de lã para aquecer os meus órgãos.
Uma vez, entrei nesse nevoeiro à procura de encantamentos e não de segredos. Nem me cheguei a perder, pois nunca soube onde estava. Lá, esbarrei contra uma máquina, o meu mecanismo desfiado em tiras de papel com poesia. Também, vi ninfas a amarem-se e a confundirem-se no branco evaporado da neblina.
Continuo sem saber a resposta à tua pergunta...segredos? Fiquei a saber um bocadinho mais, mas este será o meu segredo.

4 comentários:

António Ferra disse...

belíssimo texto, que aproveita as sugestãoes abertas-fechadas do nevoeiro. Visito com gosto o vosso blogue.
saudações do
António

Ikkuna disse...

=) Não é todos ps dias que temos o imenso prazer de ler um texto tão belo! Joana,és uma mais valia para este blog, parabéns!

Gil disse...

Lanterna com 6 LEDs: luz fria e ultrabrilhante!

€ 9,90 IVA Incluido

Ideal para trazer no bolso (mede apenas 8,6 cm de comprimento e 3,3 cm de diâmetro), esta lanterna tem 6 LEDs brancos ultraluminosos. Pode optar por accionar apenas um LED ou os seis em conjunto. Tem
um raio de acção de 16 metros e uma enorme autonomia: 150 horas com um só LED aceso, e 40 horas com os seis LEDs acesos. É resistente à água até 1 metro de profundidade. Funciona com 3 pilhas AAA (não incluídas). Muito útil para enfrentar as faltas de luz em casa, para trazer no carro ou para resolver qualquer problema no exterior da casa, à noite.


Talvez sirva para ler no nevoeiro...

Joana Guerra disse...

mercis!...daniel, mariana e vincent por este espaço criativo e literário...onde posso ler-vos e vocês podem também ler-me!